© 2014 - 2016 by Almofariz Farmácia de Manipulação
Desenvolvido por:

Saúde das articulações: Saiba como prevenir as inflamações

 

A saúde das articulações pode ser influenciada por diversos fatores, como sobrecarga mecânica causada por exercícios de endurance, alterações bioquímicas da cartilagem e fatores genéticos. Confira dicas para promover a saúde das articulações:

 

Exercício físico, repouso e controle do peso

A prática de exercício físico pode contribuir para o fortalecimento dos músculos em torno das articulações, aumentando o firmamento do movimento. Quanto mais flexível é a musculatura ao redor das articulações, mais estáveis elas ficam, assim, diminuindo o atrito entre os ossos, a dor e a inflamação. O repouso, também, é necessário, pois é preciso descansar a articulação para não haver sobrecarga. O tempo de repouso é indicado por um profissional habilitado, pois um tempo prolongado, também, pode prejudicar, levando à atrofia muscular e diminuição da mobilidade articular. Já o excesso de peso pode ser considerado um fator de risco para inflamação das articulações por causar esforço no joelho em razão da sustentação extra do peso corporal.

 

Alimentação e suplementação

Uma alimentação balanceada pode contribuir para o fortalecimento das articulações, a diminuição da inflamação e boa saúde óssea. Dentre os nutrientes associados, destaca-se o cálcio, que é um componente essencial na constituição da matriz que o próprio cálcio compõe, sua ingestão adequada correlaciona-se com o menor risco para perda óssea e fraturas, pois participa do cristal de hidroxiapatita, que dá resistência mecânica aos ossos, vitamina D, que exerce um papel fundamental na absorção intestinal do cálcio dietético e na reabsorção tubular renal do íon, além de ser necessária para manutenção das estruturas esqueléticas. A vitamina C atua como cofator de duas enzimas essenciais na síntese do colágeno, a lisil e a prolil hidroxilases, que participam dos processos de formação e estabilização do colágeno no organismo. O colágeno é uma das proteínas estruturais mais abundantes no organismo, corresponde a aproximadamente 25 a 30% de toda proteína corporal. Sua deficiência está associada à diminuição da densidade óssea e redução da elasticidade e força motora das articulações e dos ligamentos.

 

Conheça os lançamentos de ativos que podem auxiliar neste processo:

 

- Mobilee® é um ativo 100% natural com composição única de 60% a 70% de ácido hialurônico, polissacarídeos e colágeno, que estimulam a melhora da mobilidade articular em atletas e praticantes de exercícios físicos de todas as idades.

- B2Cool® é o colágeno não desnaturado tipo II, que contribui para a prevenção e redução dos danos ocasionados em articulações em razão da redução da inflamação e dor articular.

- Nutrosa® é caracterizado por ser um novo silício biológico, que consiste na forma líquida e altamente biodisponível do ácido ortossilícico, que promove a densidade e resistência de ossos, cartilagens, ligamentos e tendões pelo estímulo da biossíntese de osteoclastos e estabilização de fibras de colágeno.

 

Em caso de dúvidas para manipulação de fórmulas ou ativos, entre em contato com o farmacêutico responsável pelo e-mail : farmaceutica@almofariz.com.br

 

Please reload