© 2014 - 2016 by Almofariz Farmácia de Manipulação
Desenvolvido por:

Osteoartrite, saiba mais sobre essa doença e como tratar as articulações

 A osteoartrite é uma doença crônica que se constitui em uma das principais causas de morbidade e incapacidade funcional. Embora seja conhecida também como artrose ou osteoartrose, a denominação osteoartrite é a padronizada mundialmente. Clinicamente, caracteriza-se por dor, edema, deformidade articular, limitação de movimentos e progressão lenta para perda de função articular. A doença pode ocorrer em todas as articulações que possibilitam mobilidade, principalmente, as articulações de joelhos, quadris, dedos e coluna vertebral.

 

Antigamente, era considerada uma doença degenerativa, progressiva e sem tratamento que acometia as articulações diartrodiais, fazendo parte do envelhecimento natural. No entanto, atualmente, sabe-se que essa patologia ocorre devido a uma perda articular progressiva, na qual os fatores de degradação da cartilagem se sobrepõem à síntese, com consequente falência dos tecidos que compõem a articulação, como a membrana sinovial, o osso subcondral, os ligamentos e as terminações neuromusculares.

 

Pode ser classificada como primária ou secundária. A primária ocorre com o avançar da idade e não se conhece o fator que desencadeou a patologia, ou pode ser causada por um fator genético. Considera-se secundária quando há um fator inicial, como um processo traumático, infeccioso, inflamatório ou metabólico.

 

Os fatores que  concorrem para  a osteoartrite são:

- Hereditariedade

- Obesidade

- Disfunções hormonais

- Hipermobilidade

- Demais artropatias

- Traumatismos

- Movimentos repetitivos

- Posturas inadequadas

- Excesso de exercícios  extenuantes

 

Seu tratamento deve ser multidisciplinar e buscar a melhora funcional, mecânica e clínica dos pacientes. Atualmente, consiste na associação da utilização de fármacos, técnicas cirúrgicas e de reabilitação obedecendo à individualidade e às características das articulações acometidas pela prática de exercícios físicos com um fisioterapeuta.

Ainda, por ser de caráter inflamatório, o adequado planejamento alimentar, seguindo uma dieta rica em nutrientes como ômega-3, vitaminas C, D e E e colágeno, é indicado para a melhora do quadro da osteoartrite, bem como alguns ativos disponíveis na Almofariz, conheça alguns:

 

B2Cool® é obtido da cartilagem do frango por um processo patenteado pela Bioibérica, resultando em um colágeno não desnaturado do tipo II, com a capacidade de modular a resposta imune, com isso, levando à redução da inflamação e degradação articular. Indicado para a prevenção e redução dos danos ocasionados em articulações mediante a redução da inflamação e dor articular. Já Mobilee® é um ativo 100% natural que atua no fortalecimento articular e na prevenção de lesões.  Contribui para a melhora da mobilidade articular e apresenta poderoso efeito lubrificante nas articulações de atletas e praticantes de exercícios físicos. Para um tratamento completo e amenização dos danos sobre o tecido muscular. Cherrypure® é um ativo liofilizado das cerejas-amargas ‒ ricas em antocianinas e outros compostos antioxidantes que modulam a inflamação em exercícios de alta intensidade, um fator que pode concorrer para a osteoartrite. Contribui para a recuperação e resistência muscular.  

 

Em caso de dúvidas para manipulação de fórmulas ou ativos, entre em contato com o farmacêutico responsável pelo e-mail: farmaceutica@almofariz.com.br

Please reload