© 2014 - 2016 by Almofariz Farmácia de Manipulação
Desenvolvido por:

Atualize-se sobre a Prevenção da Sarcopenia

 

 

Sarcopenia é uma mudança morfológica típica do envelhecimento e caracteriza-se por um processo crônico e progressivo de redução de massa muscular, após a idade de 30 anos. Ela afeta 30% dos indivíduos com mais de 60 anos de idade e mais de 50% daqueles com idade superior a 80 anos.

Prevalente tanto em homens como em mulheres, a sarcopenia está associada à perda de autonomia, ao risco aumentado de quedas, à redução da densidade mineral óssea e ao declínio da capacidade funcional. Atualmente, o termo sarcopenia não é restritamente utilizado para se referir à redução de massa livre de gordura (MLG), mas, também, à simultânea perda de força e função muscular.

Obesidade sarcopênica (OS) é um assunto relativamente novo em estudos científicos, sua definição é caracterizada por perda de músculo com um simultâneo aumento de massa gorda, observada, comumente, em pacientes sedentários, com pouca atividade física, seja por fadiga, intolerância ao esforço ou incapacidade. No tratamento da sarcopenia é indicada a prática regular de atividade física e o consumo adequado de aminoácidos essenciais como estratégias na estimulação da síntese proteica muscular. Entre esses aminoácidos, destacam-se os da cadeia ramificada – leucina, isoleucina e valina –, pois são os principais responsáveis pela estimulação da síntese proteica.

Ainda, um plano alimentar individualizado exerce relevante papel na redução do risco da ocorrência e no tratamento da sarcopenia, uma vez que diversos nutrientes estão diretamente envolvidos na regulação do balanço proteico muscular. A suplementação magistral atua de forma eficiente, também, pois se encontram disponíveis ativos que atuam diretamente na sarcopenia, confira:
 

Lifesolic®, o ácido ursólico (50%) é um composto 100% natural que atua na inibição do acúmulo de gordura corporal, na redução da resistência à ação da insulina por meio do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF-1), na atenuação da atrofia e do catabolismo muscular, na hipertrofia muscular e ação antioxidante. Já PhosfaTOR® é formulado à base de ácido fosfatídico e fosfatidilserina, que auxiliam no tratamento da sarcopenia por contribuir na reação anabólica e melhorar as fibras musculares. CherryPURE® - ativo liofilizado de cerejas-amargas, ricas em antocianinas e outros compostos fenólicos, que atuam na promoção da recuperação e resistência muscular e amenização dos danos sobre o os músculos, bem como na diminuição do catabolismo muscular. 

Em caso de dúvidas para manipulação de fórmulas ou ativos, entre em contato com o farmacêutico responsável pelo e-mail: farmaceutica@almofariz.com.br

 

 

Please reload