© 2014 - 2016 by Almofariz Farmácia de Manipulação
Desenvolvido por:

Estresse: conheça os aliados naturais para seu controle!

 

 

O estresse pode ser definido como um estado de desequilíbrio no organismo, que ocorre com a exposição a fatores estressores – intrínsecos e extrínsecos. Dentro da fisiologia é possível observar a ativação do eixo hipotálamo-hipófise adrenal (HHA) e liberação do hormônio corticotrópica (CRH) que estimula o ACTH – hormônio adrenocorticotrópico – que influencia a liberação de glicocorticoides, como o cortisol.

 

Entre as consequências do estresse crônico, encontra-se: impacto sobre as estruturas cerebrais envolvidas na cognição e saúde mental, surgimento e progressão da depressão, enxaqueca e alterações no sono, apetite, sistema imunológico, microbiota intestinal, bem como problemas cardiovasculares.

 

O tratamento do estresse, principalmente o crônico, deveria ser tratado de forma multidisciplinar para que a medicina integrativa conseguisse acolher o paciente na reversão dessa condição. Meditação e ioga já são práticas utilizadas para amenização dos sintomas, assim como a nutrição já é uma ciência apontada como relevante ao seu tratamento. Confira alguns nutrientes que a Almofariz listou para a modulação do estresse:

 

- Magnésio: Existem evidências de que o magnésio é capaz de modular o eixo HPA. Um estudo feito em camundongos alimentados com uma dieta deficiente em magnésio, quando comparados ao grupo controle, revelou comportamento ansioso, aumento da liberação de CRH pelo hipotálamo e elevação de ACTH do grupo com dieta específica.

 

- Vitaminas do complexo B: De forma direta ou indireta, as vitaminas do complexo B estão envolvidas na modulação do estresse porque atuam em sinergia. A vitamina B1 demonstrou ação na redução do cortisol, já a B5 parece melhorar o funcionamento da adrenal e a B6 atua na modulação de neurotransmissores como a serotonina e dopamina – que pode influenciar os sinais e sintomas do estresse.

 

- Teanina: Encontrada na planta Camelia sinensis, a teanina é um aminoácido que promove inúmeros efeitos no cérebro sobre o metabolismo de neurotransmissores, como glutamato, glicina e GABA. Estudos em humanos demonstraram que a administração de L-teanina foi capaz de atenuar o estresse agudo e a redução da frequência cardíaca durante o estresse, assinalando uma redução da ativação do sistema nervoso parassimpático.   

 

- Ativos: Serenzo™ é um ativo de origem natural, obtido a partir do Citrus sinensis, que auxilia no controle da inflamação associada ao estresse, agindo na redução da ansiedade e diminuição da compulsão alimentar, com isso, proporcionando controle do peso corporal e equilíbrio emocional. Já Saffrin® é o extrato verdadeiro do açafrão, também, conhecido como o “ouro vermelho”, que atua sobre a serotonina – na sua inibição e recaptação –, dessa forma, permitindo um aumento de concentração de serotonina disponível, o que influencia positivamente o organismo.

 

Em caso de dúvidas para manipulação de fórmulas ou ativos, entre em contato com o farmacêutico responsável da Almofariz pelo : farmaceutica@almofariz.com.br

 

Please reload