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Mulheres e uma vida saudável: primeiros passos

 

Este é o mês das mulheres. Por isso, nós da Almofariz, escolhemos falar sobre saúde feminina e preparamos um texto especial para isso.

 

A saúde das mulheres necessita de cuidados cotidianos como alimentação saudável, prática regular de atividades que promovam o bem-estar, e visitas periódicas aos profissionais de saúde, cuidado esse que deve ser contínuo.

 

Neste contexto, para algumas mulheres, em faixas etárias específicas, dois exames são de extrema importância: a mamografia e o preventivo de colo do útero. Ambos são capazes de detectar alterações específicas nas fases iniciais ou o próprio câncer de mama e de colo de útero. Vale lembrar que o diagnóstico precoce significa uma maior chance de cura.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas adotem níveis adequados de atividade física ao longo de toda a sua vida.

 

O ideal é que todo mundo realize pelo menos 150 minutos por semana de atividade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física vigorosas de forma contínua ou acumulada em sessões de pelo menos 10 minutos de duração para a manutenção da saúde e qualidade de vida. Ações como subir dois ou mais andares de escada, realizar deslocamentos caminhando para visitar os amigos, participar de atividades lúdicas, utilizar bicicleta para o trajeto até a padaria, entre outros, são alternativas de atividades físicas e contribuem para manter-se ativo.

 

Além disso, investir em uma alimentação adequada também é algo importante para a manutenção da saúde. Ela deve estar em acordo com as necessidades de cada fase do curso da vida e com as necessidades alimentares especiais, bem como ser acessível do ponto de vista físico e financeiro, harmônica em qualidade e quantidade. Confira abaixo algumas dicas:

 

- Consuma mais alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, arroz, feijão, ovos, carnes e peixes.

- Evite o consumo de alimentos ultraprocessados.

- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos.

- A ansiedade pode estimular as pessoas a comerem mais. Relaxe, medite, respire, organize-se e curta mais a vida.

- Esteja atenta à sua saúde. Fatores hormonais, como excesso de insulina, deficiência do hormônio do crescimento, excesso de hidrocortisona, estrógeno, podem levar ao aumento de peso.

 

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